Brasil que Enxerga - Oftamologia Conselho Brasileiro de Oftalmologia

Brasil que enxerga: teleorientação gratuita em saúde ocular

A população brasileira e mundial está vivendo um momento delicado, onde a recomendação é ficar em casa e evitar a aglomeração de pessoas, a fim de reprimir o avanço da pandemia Covid-19. Nessa fase, o atendimento médico em todas as áreas tambem se torna restrito. A boa notícia, é que o caso de desconfortos com a saúde ocular os brasileiros poderão contar com o apoio extra de oftalmologistas voluntários, recrutados pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO).

Iniciado no dia 27 de abril, o Brasil que Enxerga já conta com uma equipe de mais de 100 especialistas voluntários, e esse número tende a crescer diariamente. De acordo com o Vice-Presidente do CBO, Cristiano Caixeta, a iniciativa consiste em uma Política de Saúde, que engloba ações de assistência, educação e acesso à saúde ocular, o que inclui a teleorientação, fundamental nesse período de pandemia e isolamento social.

O Oftalmologista Alexandre Chater Taleb, Coordenador do Projeto, esclarece que a ação não pode ser encarada como teleconsulta, mas sim um bate papo médico para orientações frente a problemas oculares.

“A teleorientação consiste na interação direta entre o médico e o paciente através de tecnologias de comunicação e informação para que o médico possa orientar medidas gerais de saúde em relação às diversas condições. Não se confunde com a teleconsulta, pois não resulta na prescrição de receitas ou na indicação de exames. Dependendo do caso, o paciente pode ser direcionado para uma consulta presencial, sendo possível orientá-lo sobre os locais mais próximos da região onde mora”, ressaltou o médico.  

O Presidente do CBO, Dr. José Beniz Neto, destacou que a meta final do programa será a inserção da assistência oftalmológica na atenção primária do SUS. Estão sendo planejadas inúmeras ações para obter a valorização social da Saúde Ocular e dos médicos oftalmologistas. A Diretoria do CBO esclarece ainda que a teleorientção é uma das modalidades de telemedicina autorizadas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).

 

Como obter a teleorientação?

O cidadão que deseja agendar sua teleorientação em saúde ocular, deverá preencher um formulário simples disponível no site www.brasilqueenxerga.cbo.com.br. Após informar os dados,  ele poderá escolher o dia e horário disponível no sistema e receberá as orientações para acesso a sala virtual na qual irá conversar com o Oftalmologista. 

Institucional

Os oftalmologistas brasileiros sempre responderam à população, participando de campanhas, se envolvendo em causas sociais e criando meios de difundir informações para promoção e prevenção da saúde ocular. O principal órgão responsável por congregar a classe oftalmológica e nortear essas iniciativas é Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO).

O CBO é uma associação que reúne os médicos oftalmologistas que atuam em nosso País. O CBO zela pelo ensino da especialidade aos jovens especialistas e pela atualização de seus associados nas questões técnicas e científicas relacionadas à saúde ocular.

A história do CBO é marcada pelo compromisso social. Os oftalmologistas brasileiros sempre participaram de campanhas sociais e mutirões de atendimento, e entendemos que agora é mais um momento no qual somos chamados a fazer a nossa parte, e estamos prontos!

Brasil que enxerga

O Brasil que Enxerga é um programa do CBO para assistência à saúde ocular dos brasileiros, que oferece, entre suas ações, o movimento voluntário dos oftalmologistas para teleorientação em saúde ocular durante o período da pandemia Covid-19 (coronavírus)

A ação foi criada no intuito de viabilizar o acesso da população ao cuidado oftalmológico, mantendo o isolamento social recomendado pelas autoridades. O CBO entende que, num momento como esse, a união de esforços e a solidariedade se torna ainda mais vital para o bem de todos.

Teleorientação: o que é?

Teleorientação é uma modalidade de telemedicina, em que o atendimento é realizado à distância, entre o médico e o paciente, na qual o médico esclarece dúvidas e orienta sobre a necessidade (ou não) de ser examinado presencialmente ou mesmo procurar um serviço de emergência. Não é o mesmo que teleconsulta!

 

O que os médicos oftalmologistas voluntários neste projeto oferecem é a oportunidade de você falar com um médico que poderá lhe responder sobre o problema que você está vivendo.

Como ter atendimento?

Estarão disponíveis para atendimento voluntário, médicos oftalmologistas, especialistas e membros do Conselho Brasileiro de Oftalmologia. Para receber sua orientação, basta preencher o cadastro e aguardar na nossa sala de espera virtual.

Urgências e emergências

Durante a teleorientação, o médico oftalmologista pode entender que é importante que você seja atendido presencialmente. Aqui você encontra uma relação de serviços oftalmológicos que atendem urgências e emergências. 

Caso receba a orientação de procurar um serviço, procure aqui o mais próximo de você e confira sua modalidade de atendimento (se público ou particular). Se optar por um serviço particular é conveniente ligar antes para se informar se o serviço é credenciado pelo seu plano de saúde.

O que você precisa saber sobre conjuntivite?

A conjuntiva é a membrana transparente que recobreos olhos, e que fica sobre a esclera (o “branco” do olho). A conjuntivite é uma doença muito frequente, sendo uma das causas mais comuns de consulta oftalmológica. Ospacientes costumam se queixar de irritação ocular, olhovermelho, ardência, secreção durante o dia ou amanhe-cer com as “pálpebras coladas”, lacrimejamento, sen-sação de areia nos olhos e inchaço palpebral. Acometepessoas de qualquer idade e de ambos os sexo.

 

Ver texto completo

 

Pequenos cuidados, grandes resultados.

O uso incorreto de colírios e pomadas é uma causa fre-quente de problemas nos olhos, seja por automedicação –prática que deve ser abolida, pois representa riscos reais àvisão – ou mesmo pela aplicação incorreta e uso acima dafrequência prescrita pelo oftalmologista.

 

Ver texto completo

Acesse ao sistema de agendamento para selecionar seu horário de tele orientação

 

Ao preencher os dados abaixo, você aceita os Termo de Declaração